O YouTube revelou que vai ter suporte a transmissão ao vivo em 360º. O anúncio, feito na segunda-feira (18), faz do site o primeiro a disponibilizar a opção. Todos os criadores de vídeos poderão usar o recurso, disponível tanto na versão para celular quanto para PCs. A plataforma vai exigir apenas equipamento compatível com o formato.

Como ativar o bate-papo em uma transmissão ao vivo pelo YouTube

Para facilitar o streaming ao vivo, a ideia é usar aparelhos e dispensar a necessidade de alterações extras nas configurações de gravação. Ao mesmo tempo, o serviço do Google ganhou outras novidades, como áudio espacial em 3D, no Android, que é ouvido de maneiras diferentes, de acordo com a posição do usuário no ambiente.

Vídeos em 360º do YouTube podem ser transmitidos ao vivo ou receber áudio em 3D (Foto: Reprodução/YouTube)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O áudio em 3D, por sua vez, só estará disponível nos vídeos em 360º gravados, não podendo ser usados, pelo menos por enquanto, no modo ao vivo. Esse tipo de som leva em consideração a posição do espectador em relação à origem do áudio. Isso significa que o resultado final é influenciado por sua distância, profundidade e intensidade.

O Google já estava fazendo testes com o recurso em outros de seus aplicativos e ele já havia sido incluído no SDK do Cardboard para Unity e Android. O sistema operacional para smartphones, no momento, é o único a suportar a função no YouTube, por enquanto, mas ela deve ser expandida para outras versões com o tempo. Ainda não informações sobre o lançamento do serviço para iPhone (

... ass="link-do-autolink-semantico">iOS).

O suporte a vídeos em 360º já é oferecido pelo YouTube desde março de 2015. Segundo o gerente de produtos do Google, Sanjeev Verma, essa é uma forma de fazer com que as pessoas estejam em lugares que não poderiam estar de outra forma. “A realidade virtual e os vídeos em 360º nos ajudam a ficar mais próximos de lugares e participar de momentos”, conta.

Via Google

Como baixar vídeos do YouTube? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo