Com o Microsoft PowerPoint você pode fazer apresentações escolares ou para o trabalho. Se souber usar a maioria das ferramentas que o programa proporciona e ter boas práticas na hora de transmitir as informações que estão nos slides, você terá uma boa performance. Confira as dicas para orientar o seu processo de criação na hora de montar um PPT e veja também as recomendações para que tudo corra bem na apresentação dos slides e passar as informações com confiança e qualidade.

Como criar um slide mestre no PowerPoint

Microsoft PowerPoint veja dicas para se dar bem na sua apresentação de slides (Foto: Divulgação/Microsoft)

Tamanho não é tudo

Exagerar no número de slides pode ser ruim. A mensagem que você deseja passar pode se dissolver e ninguém entender. Considere o que precisa ser dito e tente cronometrar o tempo de cada slide. Assim você vai ter ideia de quanto tempo vai precisar e quantos slides deverá criar para explicar o necessário.

O segredo de uma boa apresentação não é a quantidade enorme de slides (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Mantenha o padrão

Ao criar um estilo para a sua apresentação, tenha cuidado de mantê-lo ao longo com um slide mestre. Isso ajuda a uniformizar a mensagem que você está criando e mostra sua capacidade de organização.

Use o mesmo estilo e padrões de fontes e imagens em todos os slides (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Tenha cuidado com fontes

Fique atento ao tamanho da letra nos slides e se o tipo de fonte é legível por quem for assitir o slideshow. Tudo precisa ser amigável à leitura à distância. Letras muito enfeitadas podem ser difíceis de ler, por isso escolha sempre fontes sem serifa (sans serif), como Arial, Helvetica, Calibri e Impact.

Tenha atenção na hora de escolher as fontes que vai usar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Seja direto

A área de criação que o PowerPoint oferece é restrita: não dá para escrever muito. Alguns projetores podem cortar as bordas do seu slide, eliminando palavras da projeção. Seja direto e procure concentrar informações em tópicos e frases curtas. Você que deve explicar, oralmente, as ideias dos slides.

Não cometa o erro de encher os slides de texto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Criati

... vidade e artes gráficas são importantes

Gráficos podem ser mais eficientes que números e palavras, assim como fotos e outros elementos visuais enriquecem o conteúdo. Mas não exagere, o público espera as informações e não uma apresentação inundada de imagens.

Gráficos, imagens e artes são importantes para enriquecer seus slides (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Atenção com o plano de fundo

A imagem que você aplica no fundo da apresentação é fundamental. Precisa ser agradável de olhar e deve funcionar com os outros elementos da apresentação. Se o plano de fundo tiver muitas cores e texturas, pode impossibilitar a visualização de gráficos e outros elementos visuais. Da mesma forma, fundos multicoloridos podem eliminar o contraste entre a imagem e o texto.

Tenha cuidado de escolher um pano de fundo atraente para a sua apresentação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Use templates prontos

O Microsoft PowerPoint tem uma série de modelos prontos, pré-formatados e gratuitos, que podem servir como ponto de partida para as suas apresentações. Você pode baixá-los grátis em PowerPoint Templates.

Templates, ou modelos, são uma mão na roda para criar qualquer tipo de apresentação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Cuidado com o contraste

O plano de fundo da sua apresentação não pode prejudicar a leitura do texto. Para que isso não aconteça, a regra é garantir contraste entre texto e imagem: texto preto no fundo branco ou bem clarinho, ou fonte de cor clara e fundo com cores mais escuras.

Pouco contraste entre texto e fundo pode deixar o texto praticamente ilegível (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Multimídia

É possível incluir arquivos de vídeo e áudio. Entretanto, fique esperto com o fato de que, muitas vezes, você terá que reproduzir a apresentação em um computador diferente do seu: certifique-se de que roda os vídeos e reproduz os sons direitinho. Saiba como incluir vídeos do YouTube nos slides.

Você pode usar áudio e vídeo nas suas apresentações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Teste antes

Teste sua apresentação de slides no ambiente em que será apresentada, independente de ter ou não arquivos de vídeos e áudio ou links. Isso permite determinar se há problemas de compatibilidade do seu PPT com o computador. Evitando traumas com projetor de resolução incompatível com a de sua apresentação. Além de servir para dar uma ideia da qualidade de cor do equipamento, problemas com reprodução de som e vídeo também poderão ser identificados com tempo hábil para resolução.

Tenha um plano B

Leve um backup em pendrive, cartão SD, no próprio celular ou HD externo. Se houver algum problema ou erro: garanta que tenha sua apresentação em mãos em outras cópias do seu PPT.

Chegue mais cedo

Chegue mais cedo do que todos para deixar tudo engatilhado e começar a assim que as pessoas chegarem. 

Como transformar duas apresentações do PowerPoint em uma? Veja no Fórum TechTudo.

Cuidado com protetor de tela

Desligue esse recurso no seu computador. Uma proteção de tela que insiste em interromper suas falas vai tirar a atenção de todo mundo. Saiba como ativar e desativar o protetor de tela no Windows.

Desligue o protetor de tela do computador antes de começar a apresentação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Largue o mouse

Não mova o cursor durante a apresentação. Isso pode confundir quem assiste, levando as pessoas a crer que você está apontando para alguma informação no slide. Use aplicativos para controlar a apresentação no PowerPoint e saiba como usar um controlador de slides no seu smartphone

Evite ficar apontando sem razão para informações nos slides, pode distrair e confundir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Saiba terminar

Não esqueça de fazer um último slide para marcar o final da apresentação. Assim o publico relaxa, sabendo que as informações já foram transmitidas e você terá um gancho para se despedir e agradecer a atenção de todos. Além disso, se for o caso, poderá abrir espaço para que sejam feitas perguntas.

Um último slide facilita as coisas na hora de encerrar a apresentação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo