Se você adora belas imagens de silhuetas, com forte iluminação ao fundo, saiba que captá-las pode ser mais fácil do que você imagina, seja com uma poderosa câmera DSLR ou com seu celular. O processo é fácil e pode ser feito por um fotógrafo iniciante. Confira as dicas. 

Lentes zoom e fixa: descubra as diferenças e qual vale mais a pena

Horário ideal

O melhor momento para abusar da luz do sol é no final da tarde, por volta das 17h. No entanto, é possível registrar silhuetas mesmo quando a luz está um pouco difusa (com o tempo nublado) ou com iluminação artificial. A regra básica é que a fonte de luz precisa estar atrás do objeto fotografado, ou seja, produzindo um contraluz.

Aprenda a tirar fotos de silhuetas com uma câmera ou smartphone (Foto: Divulgação/Sony)

Câmeras DSLR

Ao utilizar uma câmera digital DSLR (ou uma câmera que tenha opções manuais, seja ela compacta ou analógica), é indicado a seguinte configuração.

  • ISO: médio, por volta de 400 - ou mais baixo, com 100 ou 200, para iluminações fortes

  • Velocidade: alta  - 1/800

  • Abertura: f/5.6

Regulagem da câmera (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Essa regulagem pode ser usada como a base inicial para você realizar seus testes, podendo alterar os valores perto disso para obter um bom resultado. Dessa forma, poderá evidenciar o fundo iluminado e deixar o objeto bem marcado na imagem, como no exemplo abaixo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Plano de fundo mais claro e silhuetas (Foto: Daniele Starck/TechTudo)

Celular

É possível obter ótimas fotos de silhueta usando também a câmera de seu smartphone, mesmo que o aplicativo não tenha opção de configuração manual. O efeito é possível graças a uma funcionalidade cada vez mais comum dos aparelhos, que é a possibilidade de selecionar qual é o ponto focal da imagem.

Com a interface da câmera aberta, você pode tocar na parte do enquadramento que deseja que fique em foco. Dessa forma, você consegue alterar a fotometria, ou seja, a regulagem de abertura, velocidade e ISO para a imagem - possibilitando assim as fotos de silhueta.

Toque o plano de fundo da imagem, que é mais claro (Foto: Daniele Starck/TechTudo)
... >Novamente, escolha um cenário bem iluminado e posicione a pessoa ou o objeto desejado em frente a luz (seja do sol ou artificial). Em seguida, toque a tela no ponto mais iluminado, ou seja, no plano de fundo do enquadramento.

Imediatamente, você vai notar que a silhueta vai se formar, com a fotometria priorizando o ponto mais iluminado da foto, aumentando a velocidade da captura de imagem e deixando seu objeto principal totalmente escuro, exibindo apenas o contorno.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

Foto tirada com um iPhone (Foto: Daniele Starck/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo