Os anos 2000 foi uma época marcada não só pelo salto gigantesco nos gráficos e jogabilidades dos videogames, mas também por ter acolhido jogos de terror que ainda deixam muitas pessoas assustadas. O TechTudo reuniu alguns dos saudosos jogos que nos fizeram pular da cadeira na década passada, como Dead Space e BioShock. Confira:

The Evil Within, Resident Evil: veja os melhores jogos de terror do PS4 

F.E.A.R.

A proposta de F.E.A.R. era simples, mas incrível: um FPS misturado com elementos de horror. Lançado em 2005 pela Monolith Productions, trouxe uma revolução nos jogos do gênero ao mostrar um protagonista militar altamente treinado, munido de armas e equipamentos avançados, mas que de nada servem quando ele começa a encarar os eventos sobrenaturais que rondam a trama.

F.E.A.R.: jogo misturava elementos de FPS e horror (Foto: Reprodução/Movie Pilot)

O título criou uma legião de fãs, cativou a crítica e ganhou o prêmio VGX de Melhor Jogo de Ação de Primeira Pessoa, em que concorria com jogos como Call of Duty 2 e Battlefield 2.

Silent Hill 2

Considerado por muitos o melhor jogo de Silent Hill, o game lançado em 2007 foi desenvolvido pelo estúdio Climax Studios e publicado pela Konami. A narrativa gira em torno de James Sunderland, que recebe uma carta de sua esposa morta – a mulher conta que está viva e o espera em “seu lugar especial”. 

Silent Hill 2: jogo contava história profunda e obscura do protagonista (Foto: Reprodução/Kinja)

O jogo conquistou o público pela história mais profunda e obscura do protagonista, contada no decorrer da campanha. Além de ter uma das trilhas sonoras mais belas da série, a narrativa é tão fluida que faz o jogador se esquecer que é perseguido por Pyramid Head e outras criaturas.

Dead Space

O grande sucesso da Visceral Games não poderia ficar de fora da nossa lista. O título lançado em 2008 trouxe uma mecânica diferente, trocando casas mal-assombradas e lugares amaldiçoados por corredores estreitos e, algumas vezes, até bem iluminados. Dead Space apresenta Isaac Clarke, engenheiro que necessita fugir de sua nave – toda a tripulação foi infectada, morta e transformada em monstros vorazes. 

Dead Space: jogo apresentava jogabilidade diferenciada e elementos fortes de terror (Foto: Divulgação)

A mecânica do jogo, aliada aos efeitos e trilha sonora, cria uma atmosfera densa. É necessário ter agilidade e sangue frio para enfrentar os diversos inimigos que o game traz.

Siren: Blood Curse

Blood Curse mostra uma equipe de televisão dos EUA que visita a ilha Hanuda para documentar a história de sacrifícios humanos que ocorreram há 30 anos. O game transporta o jogador para a vila rural e é marcado pelos cenários escuros e trilha sonora perturbadora.

... n: Blood Curse: jogo perturbador transportava o jogados para uma vila rural japonesa (Foto: Reprocução/GameSpot)" height="390" src="//s2.glbimg.com/XAEx4HYU0Ngi3qli7xtnKl4a1GQ=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/03/21/siren-blood-curse-nurse-monster-creature-demon-jogo-game-e1458350969924.jpg" width="695">Siren: Blood Curse: jogo perturbador transportava o jogados para uma vila rural japonesa (Foto: Reprocução/GameSpot)

 A narrativa é mostrada a partir de diferentes personagens na trama, com uma jogabalidade não-linear. O título agradou a crítica e alcançou a nota de 81% no Metacritic e 79% no Game Ranking.

Fatal Frame II: Crimson Butterfly

A franquia Fatal Frame se destacou pela jogabilidade peculiar entre os jogos de sobrevivência. Ao invés de pistolas, amuletos mágicos e poderes especiais, a protagonista do game é uma pessoa comum e tem como única “arma” uma câmera fotográfica. 

Fatal Frame 2: jogo conta a história de duas irmãs que se perdem em bosque (Foto: Reprodução/Writers Cafe)

Desenvolvido pela Tecmo em 2003, o game mostra duas irmãs gêmeas que se perdem no bosque após seguirem uma borboleta vermelha. O fato mais curioso está nas personagens –enquanto uma das irmãs é rápida e racional, a outra é mais lenta, pois sofreu um acidente na infância que a faz mancar. Com isso, não basta apenas correr e fugir dos fantasmas que aparecem, mas também proteger a irmã e, com a câmera, exorcizar os espíritos.

Bioshock

Embora não seja focado no terror, BioShock é a prova que a desenvolvedora 2K Games é capaz de assustar o jogador. O jogo é focado em um sobrevivente de um acidente aéreo que encontra uma cidade subaquática dominada por inimigos e criaturas bizarras. As cenas de survival horror são protagonizadas pelos seres que vivem em Rapture, que surgem em meio às ruas, corredores mal iluminados e até inesperadas cortinas de fumaça.

Bioshock: embora não foque no gênero horror, game tem cenas assustadoras (Foto: Divulgação)

O game adquiriu o carinho dos fãs pela jogabilidade polida, belos gráficos e história profunda, que toca em assuntos delicados como ética, ciência e religião. Em consequência do absoluto sucesso, em 2007 BioShock ganhou o prêmio de Melhor Jogo para Xbox 360, Melhor Trilha Sonora Original e Jogo do Ano pela VGX e BAFTA.

Penumbra: Black Plague

O título é uma continuação de Penumbra: Overture, lembrado pelo público por ter uma das melhores físicas realísticas feitas na época. A história gira em torno de Philip, um explorador que deseja saber mais informações sobre o desaparecimento de seu pai.

Penumbra: Black Plague: jogo da Frictional Games possui uma das melhores físicas realísticas da época (Foto: Divulgação)

Enquanto desvenda puzzles complexos, o protagonista precisa fugir de inimigos que o caçam pelos corredores e cenários obscuros.

Condemned 2: Bloodshot

A segunda versão do jogo é apresentada de forma mais perturbadora que a edição anterior. Condemned 2: Bloodshot coloca novamente o jogador na pele de Ethan Thomas, policial forense que está em busca de seu parceiro perdido. Lançado em 2008 pela Monolith Productions, o game se caracteriza pela mistura de gêneros e enfatiza o terror ao exibir cenários sombrios, estreitos e muito hostis.

Condemned 2: Bloodshot: jogo é caracterizado por muito sangue, violência e mistura de gêneros (Foto: Reprodução/Behind Games)

Além da possibilidade de usar praticamente qualquer coisa como arma – canos, garrafas de champagne, espadas medievais e mais –, o sangrento título apresenta uma boa jogabilidade e variedade de inimigos, que vão desde loucos armados até um urso gigante.

Qual o melhor game de terror? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo