Bitcoin é uma moeda que não é emitida por nenhum banco. Existem duas formas de adquirí-la: comprando com dinheiro real através de sites de câmbio e pela mineração com softwares conhecidos como Bitcoin Miner. Conheça sobre a atividade de mineração de BTC e descubra se ainda vale a pena utilizar o seu computador pessoal para a extração da moeda.

Bitcoin: uma moeda imune à inflação

O que é Bitcoin Miner?

Bitcoin Miner é o software responsável pela mineração da moeda digital. Funciona como ponte para quem deseja utilizar a própria máquina para extrair Bitcoins. Esse tipo de aplicativo também atualiza as informações da mineração extraída junto ao blockchain, um banco de dados públicos que registra as transações realizadas com a moeda virtual em todo o mundo.

Mineração é uma das formas de se conseguir Bitcoins (Foto: Divulgação/FISL)

Como funciona a mineração?

Apesar de não precisar de tratores e escavação, imagine o Bitcoin como uma rocha bem grande. No final, na parte de baixo, está a recompensa. Para chegar até ela é preciso ir quebrando parte por parte. A grosso modo é dessa forma que funciona a mineração de Bitcoins.

Ao invés de extrair toneladas de terra, se usa a capacidade de processamento de uma máquina para quebrar os códigos encriptados. A dificuldade começa quando um número bastante limitado de fragmentos – chamado de blocos – de Bitcoins é disponibilizado para mineração. Um hash, sequência criptografada que contém um valor em BTC, só é liberada de tempos em tempos pelo software open source, que controla todo o sistema.

Ou seja, ao minerar a moeda, você oferece a capacidade de processamento do seu computador para ajudar a decifrar os códigos encriptografados, que são lançados em uma sequência aleatória definida pelo sistema. Com o passar do tempo, é cada vez mais demorado descriptografar esses fragmentos, pois o sistema está programado para aumentar o nível de dificuldade. 

Poder de processamento

O sucesso na mineração está ligada diretamente a capacidade da máquina, principalmente em relação à placa de vídeo. Quanto melhor for o desempenho e a capacidade de processamento, mais rápido será a mineração. As máquinas mais modestas, que utilizam placa de vídeo onboard, podem demorar muito tempo para conseguir extrair uma fração de BTC satisfatória.

Placas de Vídeo AMD tem melhor desempenho em mineração (Foto: Divulgação/AMD)

Uma forma de aumentar a velocidade é participar de pools (grupos de pessoas que dividem a mineração e os lucros). Mas também é possível contratar uma mineração pela nuvem ou comprar uma máquina específica para mineração. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Máquinas

A tarefa de minerar Bitcoins pode não ser tão rentável em computadores comuns. Por isso, algumas empresas fabricam hardwares específicos para mineração de BTC. Essas máquinas possuem alto poder de processamento e exigem alto investimento. 

A Bitmain é uma empresa asiática especializada em fabricação de hardware específico para mineração. Al

... guns modelos podem chegar a 4.7 Thash/s, ou seja, consegue processar quase 5 trilhões de cálculos por segundo. Para comparação, uma placa de vídeo comum, como a GTX 560 Ti, pode chegar a 85.1 Mhash/s, algo entorno de 85 milhões de cálculos por segundo.
Máquinas confeccionadas para mineração pode custar mais de R$ 3.500 (Foto:Divulgação/AntMiner)

Programas Bitcoin Miner

Conheça alguns softwares Bitcoin Miner (vale ressaltar que, para usá-los, é necessário conhecimentos específicos, só instale no seu computador se souber mexer).  

CGMiner
Não possui interface gráfica, é muito conhecido e utilizado. Disponível para Windows, Linux e Mac OS.
EasyMiner
Possui interface intuitiva. Disponível para Windows, Linux e Android.
GUIMiner 
Interface simples e bastante usado para quem deseja minerar através de pools. Disponível para Windows e Mac OS.

Como investir em Bitcoins e por quê? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo