O Java, plugin utilizado em navegadores como o Internet Explorer e o Firefox, é um dos componentes do Java Runtime Environment, ou JRE. Trata-se de uma plataforma para execução de conteúdos escritos em Java, tais como Applets gravados nesta linguagem e executados dentro do browser.

Como desativar o Java no Firefox

Sites de banco geralmente utilizam o Java para a autenticação do cliente e permissão do uso do Internet Banking. Quando o software não funciona, o usuário fica impedido de realizar determinadas funções no navegador, como o acesso à conta bancária, por exemplo. Veja no tutorial a seguir o procedimento nos casos em que o Java não funciona no Mozilla Firefox.

Java não funciona no Firefox? Veja como resolver. (Foto: Reprodução: TechTudo/Roberto Caligari)

1. Adicione uma nova propriedade às preferências do Firefox

Este é o método mais simples para resolver algum problema com o Java no Firefox. Abra o navegador e digite na barra de URL “about:config”, sem as aspas. Clique no botão “Serei cuidadoso, prometo!”.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Na lista de preferências de configuração do Firefox, clique com o botão direito do mouse, depois em “Nova preferência” e em seguida em “Boolean”. Em seguida, no nome da preferência digite “dom.ipc.plugins.java.enabled” e clique em “Ok”. Na janela seguinte, selecione “False” e clique em “Ok”. Confira se o Java voltou a funcionar em seu navegador.

2. Crie um arquivo user.js

Abra a pasta do navegador Firefox, que geralmente se localiza em C:\Arquivos de Programas/Firefox. Nela, salve um arquivo de texto com o nome “user.js”. Em seguida, adicione a seguinte entrada ao documento: “user_pref(“dom.ipc.plugins.java.enabled”, false);”, sem aspas.

3. Atualize o arquivo “pref.js”

Abra a pasta de perfis do Mozilla Firefox e localize o arquivo “pref.js”. Encontre e atualize a preferência “user_pref(“dom.ipc.plugins.java.enabled”, false);”. Isso vai atualizar as configurações do navegador para o plugin Java e o plugin deve voltar a funcionar normalmente.

4. Atualize o Java para a versão mais recente

Versões mais antigas do Java foram marcados pelo Firefox como “add-ons que podem causar problemas”. Neste caso, o navegador considera que o plugin Java não é seguro e o bloqueia. Geralmente, a atualização para uma versão mais recente do Java resolve este tipo de problema.

Porém, não se esqueça de que, antes de atualizar o Java, você deve desabilitá-lo no Firefox. Só então, faça o download da versão mais recente, instale o software e reinicie o navegador. Após esse procedimento, a ferramenta deverá funcionar normalmente.

5. Remova a v

... ersão independente do JavaFX

Se você tem instalada a versão independente do JavaFX, mais especificamente a 2.1.1 ou posterior, a plataforma alternativa pode entrar em conflito com o plugin Java 7u10 ou posteriores. Isso impede que o programa seja executado corretamente e exiba conteúdos de páginas da Internet.

Com problema no Java quanto entra no Youtube? Veja o que pode ser no Fórum do TechTudo.

Nesse caso, a única maneira é desinstalar o JavaFX. Você pode fazer isso pelo Painel de Controle do Windows, por meio do utilitário de desinstalação do sistema ou, de preferência, usar um software próprio, como o Revo Uninstaller.

Com essas cinco medidas, com certeza você voltará a fazer o plugin Java funcionar no Firefox.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo