O Outlook 2010 pode ser um software antigo, mas ainda é amplamente usado no meio corporativo ou por fãs da plataforma que preferiram não migrar para versões mais recentes, como a inclusa no Microsoft Office 2016. Se você reinstalou o programa, lembre-se de que é necessário configurá-lo com as credenciais de um serviço de e-mail externo.

Como configurar seu e-mail no Outlook 2003

Isso ocorre porque o software é apenas um cliente, ou seja, a ferramenta que coloca suas mensagens no PC (Windows). Aprenda a configurar seu Gmail, Yahoo Mail, Outlook.com ou qualquer outro no serviço de e-mail do Microsoft Office 2010.

Aprenda a configurar uma conta de e-mail no Outlook 2010 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configure um e-mail IMAP

Uma caixa de correio do Gmail, Yahoo e outros serviços pode ser utilizada no Outlook por meio do protocolo IMAP, que faz o download da cópia das mensagens para o computador e a versão web original para buscar atualizações constantes. Essa é a maneira mais simples de configurar um e-mail no programa da Microsoft. Veja como:

Passo 1. Na primeira tela de configuração, preencha com seu nome de apresentação, o endereço de e-mail e a senha para acessá-lo;

Preencha com nome, endereço e senha de um e-mail externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na tela seguinte, o Outlook irá fazer a configuração automática e login no servidor do Gmail, Yahoo, Microsoft, Apple ou outro que você utiliza;

Aguarde a conclusão da conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao final, você verá uma mensagem de sucesso e o atalho para adicionar nova conta. Dessa forma, você pode usar um só programa para vários endereços de e-mail.

Conclua ou adicione outra conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configure o e-mail Exchange

E-mail com servidor Exchange é muito comum em empresas, que têm domínio próprio e oferecem endereços personalizados para os funcionários. Para configurar um correio eletrônico do tipo, porém, você precisará de informações que só o administr

... ador da rede – geralmente o departamento de TI – poderá fornecer. Confira:

Passo 1. Na tela de configuração da conta, marque o último item para obter mais opções de conexão;

Acesse mais opções de protocolo de e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione “Microsoft Exchange ou serviço compatível” e avance;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Configure um e-mail Exchange (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Preencha o primeiro campo com o endereço do servidor (fornecido pelo administrador), e o segundo com o seu endereço de e-mail;

Obtenha o servidor Exchange do administrador da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Marque a opção “Usar o Modo Cache do Exchange” para baixar suas mensagens localmente e poder trabalhar offline no avião ou outros ambientes onde não houver conexão. Avance para concluir.

Use o Modo Cache para ler e escrever e-mails offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Outlook 2010 não tem um visual tão moderno ou uma interface fácil de usar para quem não está acostumado. Porém, com alguns cliques, pode ser bem simples configurar seu e-mail sem dor de cabeça – desde que você tenha os dados corretos da conta.

Outlook não abre? Confira o que pode ser no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo