Após o fracasso da tecnologia 3D, já abandonada pela LG e a Samsung em fevereiro de 2016, a grande aposta do momento entre os fabricantes de TVs são os modelos com telas curvas. Maiores, os televisores, equipados com resolução 4K, oferecem maior campo de visão, além de maior contraste. No entanto, os aparelhos têm preço elevado e recursos visuais que podem atrapalhar na hora de assistir um filme ou série. 

Confira quais são as melhores TVs de tela curva disponíveis no Brasil

Caso esteja pensando em comprar uma TV com tela curva, veja as principais vantagens e desvantagens da tecnologia e confira se vale a pena fazer o investimento. 

Modelo da LG tem tela curva de 105 polegadas (Foto: Divulgação/LG)

Ao contrário da tecnologia 3D, que precisa que o canal de TV produza e transmita a imagem neste formato, a TV com tela curva pode agregar um real valor de consumo ao melhorar qualquer imagem, de qualquer fonte, e trazer um melhor contraste e uma amplitude maior de tela. Até o recurso de profundidade, um dos argumentos usados para vender o 3D, pode ser obtido sem esforço com a tecnologia curva.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Apesar disso, como toda tecnologia em estágio inicial, esses televisores ainda sofrem com alguns problemas como o reflexo excessivo das luzes do ambiente. Vale ressaltar também que alguns dos argumentos prós e contras são difíceis de quantificar em números e são comprovados durante experiência do usuário. 

TVs de tela curva são a nova tendência do mercado (Foto: Divulgação/Samsung)

Vantagens da TV com tela curva

1. Maior campo de visão: Apenas o fato de dobrar a imagem nas pontas para a frente já oferece a sensação de que a imagem é mais ampla que aquela exibida em uma tela plana com a mesma quantidade de polegadas. Este é o mesmo recurso utilizado por muitas salas de cinema mais novas, por exemplo.

2. Imersão: A ideia dos fabricantes ao fazer a tela levemente curvada para a frente é passar a sensação de que você está quase dentro da imagem, uma vez que a sua visão já é periférica e não é possível ver o mundo de forma plana, por causa do formato esférico dos olhos. Assim, somando o formato e a sensação de profundidade, o processo de imersão do usuário é maior. 

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

3. Maior contraste: As telas curvas concentram melhor a imagem nos olhos do espectador, ao contrário da tela plana,que pode dispersar um pouco. Desta forma, um televisor de tela curva pode produzir 1.5x até 1.8x mais contraste que uma tela plana que possua as mesmas características.

... Foto: Divulgação/Samsung)" height="506" width="695">Tela gigante da Samsung é uma das melhores do mercado (Foto: Divulgação/Samsung)

Desvantagens da TV com tela curva 

1. Dimensões grandes: Segundo o site Trusted Reviews, que já testou vários aparelhos neste formato, os benefícios citados acima só são realmente perceptíveis em TVs de 65 polegadas ou mais. Em casos de tamanhos menores, o consumidor não consegue aproveitar tão bem o maior campo de visão e a experiência de imersão. Vale lembrar que, para ter uma TV com tela grande, o usuário também precisa ter um espaço livre com uma distância considerável entre o sofá e o televisor. 

2. Reflexo: Por causa do formato curvo da tela, qualquer ponto de luz que estiver localizado de forma oposta será, não só refletido como nas telas planas, mas também esticado e distorcido. Isso pode criar um incômodo visual muito maior, que só será solucionado se você assistir ao seu filme ou novela favorita com as luzes do espaço totalmente apagadas.

3. Tecnologia ainda muito cara: Em uma rápida busca por televisões com tela curva é possível encontrar modelos de R$ 3 mil com 48 polegadas. O preço, ocasionado também pela resolução 4K, pode assustar os usuários que querem testar o novo padrão. Com características parecidas, uma TV com tela plana pode ser encontrada por menos de R$ 2 mil.

Modelo da LG tem 79 polegadas, ideal para aproveitar a tela curva (Foto: Divulgação/LG)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo