O Firefox, navegador da Mozilla, percorre um longo caminho antes de chegar em sua versão final, que é distribuída para a maior parte dos usuários. São três versões de desenvolvimento do browser: a Nightly, Developer Edition e Beta.

Veja outras opções de Navegadores de Internet

Elas são utilizadas para testar novas funcionalidades, descobrir eventuais erros e uma delas possui ferramentas específicas para desenvolvedores. Entenda quais são as diferenças entre o Firefox Beta e Developer Edition e descubra qual é a solução mais estável para se usar no dia a dia.

Firefox Beta ou Developer Edition? Confira a dica (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Firefox Developer Edition

O Developer Edition do Firefox é o segundo ciclo do navegador. A edição chega após seis semanas de desenvolvimento ativo da versão Nightly. Na versão "dev" são feitos ajustes de compatibilidade e estabilidade. Podem haver adições ou remoções de recursos e as traduções são atualizadas.

Firefox Developer Edition possui interface escura. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Estão disponíveis ferramentas como WebIDE, que permite a criação de aplicativos para o Firefox OS; o Valence, que facilita a visualização de desenvolvimentos em diversos navegadores diferentes; a edição visual de CSS e HTML diretamente do painel de inspeção e diversas outras funcionalidades para programadores.

Todas as novidades estão 12 semanas a frente do Firefox final. Ou seja, os recursos desse ciclo podem ser testados muito antes de chegarem na versão final, mas é comum encontrar instabilidades de desempenho, erros e fechamentos repentinos. Para ajudar a aprimorar o navegador, estatísticas de uso são enviados automaticamente para a Mozilla, fabricante do browser.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Firefox Beta

Depois de seis semanas como Developer Edition, uma nova versão do Firefox está quase pronta. Poucas modificações são efetuadas no terceiro ciclo do navegador, que é a Beta. Os usuários que optam por utilizá-la conseguem acesso antecipado as novidades do browser, mas assim como na opção para desenvolvedores, é possível encontrar instabilidade, erros e outros problemas.

Firefox Beta costuma ter interface idêntica a versão final. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Por isso são enviadas periodicamente as estatísticas de uso para a Mozilla, com o objetivo de eliminar os problemas ant

... es que cheguem na versão final do Firefox, aquela que os usuários comuns baixam.

Mantenha duas versões

O Firefox permite usar uma versão menos estável junto com a versão final, graças aos perfis separados de cada um. Isso significa que todas as extensões, configurações e dados não estarão disponíveis em ambos. Mas, é possível manter os dados sincronizados, utilizando a ferramenta Firefox Sync.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo