Há uma grande oferta de sites na Internet que permitem o download gratuito de obras literárias, livros acadêmicos, grandes clássicos e manuscritos de autores famosos e documentos de grande importância histórica. Todos com direitos autorais liberados, material cuja licença permite download e distribuição.

Como ler livros grátis no WhatsApp

Na lista a seguir, você vai conhecer alguns desses sites em que poderá realizar o download dos conteúdos sem nenhum tipo de preocupação, já que os acervos disponibilizados são de domínio público.

Leia livros online ou baixe grátis (Foto: Pond5)

Biblioteca Digital Camões

Criação do Instituto Camões, órgão português criado para incentivar relações entre países que falam português, a biblioteca conta com um grande número de títulos, todos divididos por área de interesse.

Totalmente gratuito, o site (cvc.instituto-camoes.pt) não exige cadastramento para que o leitor possa acessar as obras. Além de livros técnicos e acadêmicos de diversas áreas, a biblioteca do Instituto Camões conta com um acervo interessante de contos e novelas portuguesas do século XIX.

Variada e bem organizada, biblioteca digital do Instituo Camões é uma das melhores opções disponíveis para língua portuguesa (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Há obras de Eça de Queirós, Almeida Garrett e uma série de autores relevantes do período. Levando o nome de Camões, a biblioteca também dispõe do épico Os Lusíadas, obra mais baixada do acervo.

Domínio Público

O site, desenvolvido pelo Ministério da Educação, conta com uma grande quantidade de livros em PDF, todos em domínio público. Isso significa que o download das obras de forma gratuita, bem como sua reprodução, não são crime. Visite o endereço (portal.mec.gov.br/dominio-publico) e veja o acervo.

Apesar de bastante simples, site brasileiro conta com acervo bastante rico e variado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Exemplos do que aguarda o leitor: a coleção completa de Machado de Assis, livros de Fernando Pessoa e até publicações voltadas para o público infantil. Além desses nomes brasileiros e portugueses, dispõe de clássicos da literatura mundial, como a Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Projeto Gutenberg

O site é um grande repositório de livros digitais na Internet (gutenberg.org/browse/languages/pt). O acervo é bastante variado, com obras que vão de literatura e história a volumes acadêmicos. Apesar da variedade, é preciso considerar que o Projeto Gutenberg recebe livros de todos os lugares do mundo, o que significa que encontrar algum título em específico na língua portuguesa pode ser mais difícil.

... 95">Projeto Gutenberg tem um conjunto muito interessante de livros atualizados constantemente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Outro detalhe a respeito desse site é a forma de distribuição dos conteúdos. Ao contrário das demais opções, que usam o formato PDF principalmente, o Gutemberg distribui livros em formato ebook. Além de livros em domínio público, o site também conta com algumas obras liberadas por seus autores.

Brasiliana

Projeto da Universidade de São Paulo, o site (www.bbm.usp.br) se destaca por contar com inúmeros documentos históricos, além de livros diversos. Um prato cheio para estudiosos de diversas áreas, o site conta, por exemplo, com livros do século XVII abordando temas diversos da época.

Biblioteca Brasiliana é rica em documentos e material do tempo do Brasil Colônia (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Além de material acadêmico de diversos momentos históricos, o site também tem um bom volume de antigos periódicos sobre literatura. A Biblioteca Brasiliana, portanto, é o destino de quem procura obras e conhecimentos mais específicos, já que seu acervo é mais voltado para a produção acadêmica.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Google Books

Usando a ferramenta do Google (books.google.com.br) é possível encontrar uma boa variedade de livros integrais em domínio público. O fato de limitação aqui é que a grande maioria desses livros acaba sendo oferecida em cópia única, com o idioma original, sem versão em português.

Alguns livros em domínio público, como "Orgulho e Preconceito", podem ser encontrados na plataforma do Google para consumo gratuito (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Se o idioma não é uma barreira para você, o Google Books pode ser uma fonte bastante prática de livros, já que os conteúdos são bem organizados, contam com classificação dos usuários e é possível realizar a leitura no computador, ou em dispositivos móveis com o aplicativo Livros.

Biblioteca Nacional Digital (Portugal)

O site da instituição (purl.pt/index/geral/PT) oferece um acervo variado de antigos livros e documentos históricos. Há uma boa variedade de romances e diferentes períodos para download. É possível fazer download em formato PDF do título desejado e não é necessário cadastro.

Biblioteca Nacional de Portugal tem coleções de arquivos históricos e de livros, que vão de romances a artigos acadêmicos de diversas épocas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

De tempos em tempos, a instituição cria eventos temáticos, ressaltando a obra de um autor ou período.

Biblioteca de Livros Digitais

Outra iniciativa do governo português, o site (planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital) é dedicado à distribuição de livros para crianças como forma de incentivar a leitura desde a infância. Como o conteúdo é gratuito e em português, de Portugal, crianças brasileiras podem aproveitar o acervo.

Voltado para o público infanto-juvenil, site tem uma série de livros de aventuras (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Divididos por faixa etária, os livros disponíveis contam com aventuras e histórias de fantasia que são gratuitas e não ficam restritas a obras muito antigas, agradando também os pequenos leitores.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo