DiRT 3, jogo da cultuada franquia automobilística da Codemasters, coloca o player para disputar as maiores competições off-road do planeta. Lançado para Xbox 360, PS3, PC e Mac – graças ao recurso de retrocompatibilidade, agora compatível com o Xbox One –, o título de corrida é acessível aos novatos, mas também pode se tornar um complexo simulador de rali para os pilotos experientes. Confira dicas para jogar DiRT 3:

Confira o review completo de DiRT 3

DiRT 3 é um simulador com configurações complexas que podem dificultar o jogo. Apesar disso, o game de corrida tem padrões típicos do gênero, como comandos de acelerar e frear com os gatilhos superiores do joystick e derrapar com o botão “B” no controle do Xbox One e Xbox 360, ou “Círculo”, no PlayStation 3.

Dirt 3: Como jogar game de PS3, Xbox 360 e PC (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Ao iniciar a jornada como piloto, o título sugere o nível casual, que conta com todos os assistentes ligados para facilitar o gameplay dos menos familiarizados com a série. Quando a dificuldade é alterada para o padrão intermediário ou níveis posteriores, o controle automático de estabilidade do carro é desabilitado, bem como o sistema automático de frenagem, ABS, etc.

Para modificar os recursos pré-definidos de assistência, basta acessar as opções por meio do botão de pausa. Com o jogo na configuração mais refinada de direção, é preciso controlar manualmente todas as ações do veículo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Isso significa que é necessário considerar a física do carro nos diferentes tipos de de terrenos, que têm curvas projetadas para colocar as habilidades dos pilotos à prova. A variedade de trajetos é grande: montanhas com areias tórridas, cenários cobertos de neve e florestas finlandesas são apenas algumas das localidades disponíveis.

Os efeitos climáticos afetam de maneira significativa a dirigibilidade, ou seja, uma pista coberta de gelo, por exemplo, faz com que a direção do veículo fique mais sensível, exigindo assim reflexos mais rápidos por parte do usuário.

DiRT 3: os diferentes tipos de terreno interferem diretamente na dirigibilidade (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Campanha e multiplayer

DiRT 3 é dividido em três modalidades distintas. Na primeira, Dirt Tour, o jogador assume o papel de um piloto profissional em ascensão para participar das principais competições off-road em provas consagradas. Este modo é ideal para iniciar a jogatina, pois os circuitos mais difíceis são apresentados ao usuário de forma gradual.

 Em Single Player, é possível participar de corridas únicas usando os principais veículos do jogo. Esta é a melhor maneira de aperfeiçoar as habilidades em um trajeto específico. O jogador também pode competir contra outros pilotos virtuais para descobrir quem faz o melhor tempo da categoria.

O multiplayer, que é a cereja do bolo de DiRT 3, é dividido entre multijogador local em tela dividida, com suporte para

... dois controles, e modo online. A variedade de modos surpreende, porém os desafios baseados em gincanas são os principais destaques, como os divertidos Outbreak e Invasion.

Se você quiser jogar ao lado de um grupo de amigos, ainda é possível formar equipes com pilotos conhecidos. Para isso, basta enviar convites in-game via PSN, Xbox Live ou Steam para os usuários desejados.

DiRT 3 traz multiplayer online e cooperativo em tela dividida (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

 Qual é o melhor título de corrida dos games? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo