A Samsung anunciou no final de dezembro, ainda em 2015, o lançamento de uma ferramenta de segurança específica para smart TVs. Gaia, como foi batizada, é uma iniciativa que se aproxima de um antivírus, para tentar garantir maior proteção diante das tentativas de invasão hacker, que têm se tornado recorrentes em televisores que rodam o sistema operacional Tizen.

Golpe do falso currículo aproveita crise para espalhar vírus em PCs

Além de aplicar a novidade nas TVs inteligentes, a Samsung torna a Gaia parte integral do Tizen em equipamentos com Internet das Coisas, para que seus produtos operem em um ecossistema seguro.

TV Samsung SUHD, aparelho smart tem tela curva e exibe imagens em 4K (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A ferramenta Gaia é uma plataforma que emprega defesa em três níveis. No primeiro deles, batizado de Secure Zone (Zona Segura), o sistema protege informações como senhas, dados bancários e dados de privacidade diversos que só podem ser acessados com o uso de um código PIN específico.

No segundo nível, o "antivírus da Samsung" emprega proteção aos dados trocados pelo televisor e a Internet com o uso de criptografia. Assim, o acesso de invasores fica mais difícil via Smart TV Samsung.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Na última camada, a Gaia opera monitorando o funcionamento do dispositivo e garantindo que a ferramenta esteja habilitada e operando corretamente o tempo todo. Além disso, o programa para TVs inteligentes da Samsung vai funcionar com chaves de segurança embutidas no hardware do televisor, algo que aumenta consideravelmente a força do sistema protetor.

Um ponto interessante a respeito da preocupação da Samsung é o fato de que, por causa da simplicidade da maioria dos sistemas operacionais que funcionam em TVs, os aparelhos podem ser usados como porta de entrada para ataques a redes domésticas, com aparelhos conectados.

A princípio, a Gaia vai estrear nas novas smart TVs da Samsung ao longo de 2016, mas há planos de que o reforço em segurança seja adaptado para outros produtos conectados da marca,

... como geladeiras smarts.

Qual a melhor Smart TV 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Gaia é a plataforma de segurança criada pela Samsung para funcionar no Tizen OS (Foto: Divulgação/Samsung)

Via Samsung, The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo