Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020

Uma patente nem sempre significa que a empresa vai tornar aquela ideia um produto real. No entanto, os registros podem sinalizar o que a gigante tech pensa do futuro, com alguns conceitos inovadores de design, novas funcionalidades para produtos já existentes e até mesmo novos dispositivos.

Confira as mini geladeiras USB à venda no Brasil por menos de R$ 160

Em 2015, vários desses registros foram descobertos, com destaque para aqueles pedidos pela Apple, Samsung e Google. Neste artigo, reunimos uma coletânea com as principais patentes de 2015. Descubra o que pode virar o futuro da tecnologia.

Samsung

Notebook ‘enrolável’

Patente da Samsung mostra notebook com tela "enrolável" (Foto: Reprodução/US Patents)

O futuro dos notebooks podem ser com telas flexíveis. Uma patente da Samsung mostra um computador com display retrátil. O dispositivo teria duas telas que poderiam ficar enroladas em uma espécie de caixa protetora. Uma tela seria utilizada como monitor, enquanto a outra faria a função do teclado.

Smartphone dobrável

Designer Max Borhof mostra como seria o smartphone (Foto: Reprodução/Max Borhof)

Outra patente da empresa sul-coreana que utiliza as telas flexíveis, mas dessa vez em smartphone. O dispositivo móvel poderia ser dobrado pelo meio e contaria com uma espécie de dobradiça. Ao que tudo indica essa patente está mais perto dos consumidores. Um aparelho, chamado inicialmente de Project V, pode ser lançado em 2016.

Smart Holograma

Smartphone seria usado em conjunto com outro aparelho para reproduzir hologramas (Foto: Reprodução/Patently Mobile)

Os hologramas parecem ainda distante da realidade. A Samsung parece querer levar essa tecnologia mais próxima dos consumidores em geral. Um registro de patente pedido pela empresa revela um smartphone capaz de mostrar imagens holográficas. A tecnologia utilizaria um outro aparelho em conjunto com o smartphone que seria responsável por emitir a luz necessária.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Google

Navegação mais segura

Modo anônimo poderia ser ativado automaticamente (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O Google também é um grande produtor de patentes. Como estratégia de mercado, frequentemente a gigante compra outras empresas para ‘sugar’ as patentes, como fez recentemente com a Motorola. Um dos registros feito pela empresa esse ano mostra um navegador mais inteligente, que de acordo com o site frequentado poderia decidir se salvaria ou não os dados de navegação. Praticamente um modo anônimo automático.

Notebook sem barra de espaço

... /p>
Trackpad substituiria barra de espaço (Foto: Reprodução/USPTO)

Outra patente interessante pedida pelo Google mostra o desejo da empresa de que os notebooks não tenham mais barra de espaço - pelo menos da forma como conhecemos hoje. A tecla seria substituída por um trackpad. Além de ter a função de mouse, o trackpad teria uma área para fazer a função da barra de espaço. Prático ou desnecessário?

Buscas offline

Google poderia indexar arquivos offline no motor de busca (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Essa talvez seja a patente mais polêmica registrada pelo Google este ano. O documento chamado de “Computer Application Data in Search Results” (Dados de Aplicativos de Computador nos Resultados de Buscas), mostra que a empresa pode disponibilizar no buscador dados que estejam offline. Ou seja, informações salvas no HD também seriam indexadas no motor de pesquisa. Claro que isso estaria acessível apenas mediante uma permissão prévia, mas já podemos imaginar a discussão em relação a invasão de privacidade.

Apple

Teclado Force Touch

Tecnologia Force Touch poderia ser utilizada em teclados (Foto: Reprodução/USPTO)

Talvez o grande destaque do ano para a Maçã seja o 3D Touch na tela dos novos iPhones. Sabendo disso, a Apple quer levar o recurso para além das telas e do touchpad da nova geração de Macbooks. Uma patente registrada pela empresa mostra que a tecnologia também poderia ser utilizada em teclados. Com ajuda de sensores, cada tecla poderia detectar o nível de pressão e, assim, desempenhar diversas funções.

Controle remoto biométrico

Sensor de digitais ficaria posicionado na parte de trás do controle (Foto: Reprodução/Patently Apple)

Outra patente curiosa da empresa mostra a ideia de incluir um sensor biométrico em controles remotos para TV. A ideia é, além de aumentar a segurança, facilitar a vida do usuário substituindo a digitação de senha pelo uso das digitais. Nada mais do que um TouchID para a Apple TV.

"GoPro" da Apple

Action Cam da maçã poderia ser controlada por Apple Watch (Foto: Reprodução/Patently Apple)

Se depender dos registros de patente a Apple pode desbravar outros mercados em breve. De acordo com documentos divulgados pelo Patently Apple, a empresa homologou uma action cam. O dispositivo poderia ser controlado pelo Apple Watch e permitiria captação de som e imagem debaixo d’água.

Impressora 3D

Modelo poderia colorir peças sem trocar filamentos (Foto: Divulgação)

A empresa também pode lançar uma impressora 3D. A patente mostra um modelo que traria como inovação a capacidade de colorir objetos sem depender da troca de filamentos. A impressora utilizaria como matéria prima os materiais mais utilizados no mercado, como PLA e ABS.

O que ainda precisa ser inventado no mundo da tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo