O ano de 2016 promete ser de boas novidades para iPhone, Android e Windows 10 Mobile. Ao longo dos próximo ano, fabricantes como Samsung, Apple e Microsoft devem apresentar novos aparelhos com especificações poderosas e também opções com bom custo-benefício para quem não quer gastar muito. O TechTudo reuniu uma lista com os principais modelos que devem chegar às lojas no próximo ano.

Quatro melhores celulares até R$ 2.000 para comprar no Brasil

iPhone 7

Após poucas mudanças trazidas pelo iPhone 6S, a Apple pode voltar radicalizar com seu novo telefone. O aparelho deve ter grandes mudanças no design, como o fim da faixas traseiras para antena, corpo de alumínio sem interferência no sinal e ser à prova d’água, conforme revelou o jornal Korea’s Commercial Times. Além disso, especula-se que a Apple possa abandonar a entrada de fone de ouvido convencional e até o botão físico Home.

Sucessor do iPhone 6S pode ter novo design e ser à prova d'água (Foto: Divulgação/Apple)

A chegada do iPhone 7 ainda é um mistério, mas especula-se que ela pode acontecer ainda na primeira metade do ano. No entanto, o mais provável é que a apresentação ocorra entre o fim de agosto e inicio de setembro, época mais usada pela Apple e posterior à apresentação do iOS 10.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Galaxy S7

No “lado Android da força”, quem é muito aguardado é o Galaxy S7. O aparelho chegará novamente nas versões comum e Edge com três tamanhos: 5,1 polegadas (S7), 5,5” (S7 Edge) e 6 polegadas (S7+ e S7 Edge+). O aparelho deve manter o mesmo design e resolução de tela, mas vir equipado com entrada USB-C, suporte a cartão microSD, tela com 3D Touch sensível a pressão, processador Snapdragon 820 poderoso, 4 GB de RAM e câmera de 12 megapixels, porém com sensor maior.

Galaxy S7 deve manter o mesmo design do S6, mas atender a pedidos dos usuários (Foto: Divulgação/Samsung)

O lançamento do Galaxy S7 é aguardado para o Mobile World Congress (MWC) 2016, em Barcelona, entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Caso não ocorra na ocasião, o anúncio será em um evento próprio da Samsung no início de março.

Surface Phone

O Surface Phone é um telefone que tem chamado a atenção até de quem não é fã do Windows Phone. O motivo é que o aparelho pode trazer uma evolução do modo Continuum do Lumia 950 e ser capaz de rodar programas de computadores quando conectados a um monitor, mouse e teclado. Para isso, o telefone traria um potente p

... rocessador Intel Atom x3 (SoFIA) de 64 bits, 4 GB de RAM, 128 GB de memória interna, tela de 5,5 polegadas QHD e câmera PureView de 21 megapixels.
Após ganhar notebook, linha Surface deve chegar também aos smartphones (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outras especulações dão a entender que o aparelho terá um corpo inteiramente metálico e viria equipado com uma caneta similar à do tablet Surface Pro 4. Por enquanto, a Microsoft insiste em negar qualquer plano para o lançamento do celular, mas executivos da empresa já deram indícios de que o aparelho está sendo preparado para 2016.

iPhone 6C ou 7C

O iPhone aparece novamente na lista porque a Apple pode finalmente voltar a atender os amantes dos smartphones pequenos. Rumores dão conta de que a fabricante prepara um dispositivo com o tamanho da versão 5S, lançada em 2013, e configurações um pouco mais simples do que as da geração atual. O telefone seria batizado de iPhone 6C ou 7C, mas não seria de plástico como o 5C, e sim de alumínio.

Apple lançará outro iPhone de quatro polegadas para substituir o 5S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O lançamento do iPhone menor é esperado para a primeira metade do ano, junto com um novo iPad Air, que não teve continuação em 2015. No entanto, é possível que a empresa mude de ideia e lance o telefone com o iPhone 7, em agosto ou setembro. Há rumores que o modelo menor seria mais barato que as demais versões disponíveis atualmente.

Zenfone 3

A linha Zenfone, que fez sucesso no Brasil por trazer um bom custo-benefício, pode ganhar um novo top de linha. O aparelho deve investir em segurança e adotar um leitor de impressões digitais para desbloqueio e, possivelmente, pagamentos. Além disso, é esperado que o aparelho tenha a entrada USB-C, mais rápida e flexível. Nas configurações, o aparelho deve manter o equilíbrio entre bom desempenho e preço justo.

Zenfone 3 pode trazer configurações mais poderosas que Zenfone 2 e 2 Deluxe (Foto: Divulgação/Asus)

A data de lançamento do Zenfone 3 ainda é um mistério. Mas o mais provável é que ele chegue entre os meses de maio e junho, podendo ser adiado para agosto, no máximo. No último ano, o Zenfone 2 chegou em janeiro, na CES 2015, em Las Vegas.

Galaxy Note 6

Sucessor do Note 5 ainda tem poucas informações reveladas (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

Com a chegada recente do Galaxy Note 5, pouco se sabe sobre o sucessor do aparelho. Ainda assim, esse promete ser um dos principais lançamentos da Samsung para 2016, que deve acontecer entre agosto e setembro. Resta aguardar se haverá muitas novidades para a caneta S Pen e se o aparelho terá versões com tela curvada.

Moto X 2016

A Motorola apresentou três Moto X em 2015 para atender a diversas necessidades e preços. Para o próximo ano, porém, a empresa deve focar no design e lançar um aparelho com um corpo inteiramente metálico. Essa seria a maior mudança no visual do dispositivo desde o lançamento da primeira versão do telefone, em 2013.

Moto X 2016 deve ganhar mudanças mais drásticas (Foto: Divulgação/Motorola)

As configurações deve ser melhoradas com um processador Snapdragon 820, sistema de resfriamento e outras características. Não há previsão oficial para o lançamento, mas deve ocorrer entre julho e setembro de 2015, que são comumente os meses mais movimentados da empresa.

LG G5

Quem também deve ter visual renovado e metalizado é o LG G5. O aparelho, além disso, deve investir em segurança com um sensor de digitai na parte traseira ou um leitor de íris na parte frontal para reconhecimento facial. São aguardados também o processador Snapdragon 820, tela QHD (1440p) e uma possível câmera dupla na parte traseira com foco a laser.

LG G5 deve trazer câmera dupla e corpo feito de alumínio (Foto: Divulgação/LG)

O lançamento do LG G5 é esperado para acontecer por volta de abril. A data coincide com a da apresentação do G4, em 2015.

Xiaomi Mi 5

O Mi 5 é aguardado novo celular poderoso e de baixo custo da Xiaomi. O aparelho deve ter corpo metálico, tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1080p) ou QHD, Snapdragon 820 e versões com 3GB/32GB e 4GB/64 GB de RAM e armazenamento interno, respectivamente.

Xiaomi Mi5 deve ter configurações poderosas e preços baixos assim como Mi4 (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O top da Xiaomi pode chegar já em fevereiro. Até lá, os brasileiros ficarão na expectativa se poderão comprar o modelo por aqui, onde a empresa só trabalha com o Redmi 2 e o Redmi 2 Pro, por enquanto.

Os celulares da Xiaomi são bons? Comente no Fórum do TechTudo!

Nokia C1

Nokia X pode não ter sido o primeiro e último smartphone da Nokia com Android (Foto: Divulgação/Microsoft)

O ano de 2016 pode mostrar que o sonho de voltar ao topo do mercado de smartphone ainda não chegou ao fim para a Nokia. No próximo ano, a empresa poderá lançar smartphones novamente e o primeiro fruto seria o C1. O aparelho viria equipado com Android ou Windows 10 Mobile, mas traroa configurações intermediárias, como a tela HD (720p). O lançamento deve ocorrer entre julho e outubro.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo