Antes de fazer transmissão ao vivo no YouTube, é necessário baixar, instalar e configurar um codificador de áudio e vídeo. Apesar disso, muitos usuários não sabem exatamente o que são eles e para que servem na plataforma de vídeos. Confira o tutorial e aprenda a função dessas ferramentas.

YouTube Red: Como funciona a versão paga do sites de vídeos

Codificadores de áudio e vídeo são programas feitos para codificar arquivos de mídia. Ou seja, favorecem o armazenamento, compactando o formato original e descompactando na hora da reprodução, para transformar novamente em imagem ou áudio. O recurso comprime os arquivos em formato compatível com a plataforma para a qual serão enviados.

Saiba a função de um codificador no YouTube  (Foto: Divulgação/YouTube)

Os codificadores podem ser encontrados de duas formas: em programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou embutidos em certos equipamentos, como reprodutores de DVD, por exemplo. Há codificadores para os mais diferentes formatos, como XVID, RMVB, DIVX, M4V e, o mais comum, MP3.

Codificador no YouTube

Depois de entender o que é um codificador, é possível descobrir sua função exata nas transmissões ao vivo pelo YouTube: a ferramenta comprime vídeos no formato aceito na plataforma. Em seguida, o site "transcodifica" esse conteúdo em taxas de bits menores, inclusive HLS e IOS. Dessa forma, os vídeos serão disponibilizados para o maior público possível, em computadores, tablets e celulares.

Quatro codificadores são oficialmente verificados pelo YouTube (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Com o software de codificação, dá para capturar conteúdo, inclusive da área de trabalho do computador, câmera, microfone e muito mais para enviar para o YouTube ao vivo e transmitir para o público. O programa que deverá ser utilizado vai depender das suas necessidades. A plataforma de vídeos conta com uma lista de codificadores verificados que são integrados ao YouTube ao vivo.

Ao usar um desses programas, basta clicar no ícone do YouTube, no software, e fazer login com a conta do Google para o serviço ser automaticamente configurado e estar pronto para transmissões em tempo real. Atualmente, há quatro codificadores que cumprem os critérios para serem oficialmente verificados, cada um deles é voltado para diferentes objetivos.

Configure o codificador com o YouTube Live (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Os quatro programas verificados são: Game Capture H

... D60, Wirecast Play, XSplit Broadcaster e XSplit Gamecaster. O Game Capture HD60, da Elgato, é disponível para Windows e Mac, e permite gravar e transmitir a jogabilidade no Xbox, PlayStation e Wii U, enquanto o Wirecast Play, disponível para os mesmos sistemas operacionais, permite transmitir ao vivo sua área de trabalho.

A XSplit conta com dois codificadores verificados, ambos disponíveis para Windows. Enquanto isso, o Broadcaster mescla áudio e vídeo, permitindo criar transmissões e gravações de vídeo profissionais. Já o XSplit Gamecaster é recomendado para quem deseja transmitir vídeos ao vivo da área de trabalho. Com o objetivo definido, é só escolher o codificador ideal.

Dúvidas sobre o YouTube? Pergunte no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo