O mundo da fotografia esconde alguns objetos estranhos. Apesar de câmeras modernas terem, basicamente, três formatos – de bolso, DSLR e de smartphones – existem câmeras bem estranhas. Esses equipamentos foram elaborados por artistas que nos mostram a criatividade na técnica de transformar luz em imagem impressa. Confira a lista de cinco câmeras com formatos inusitados e que funcionam de verdade.

Natal e Ano Novo: confira nove dicas para tirar boas fotos nas festas

Em forma de pistola

Essa pistola não atira, mas é capaz de fotografar pessoas e objetos. Equipada com lente de 25 mm Cine-Nikkor, a DORYU 2-16 foi criada nos anos 1950 no Japão. Era usava por policiais para fotografarem cenas de crime e revelar a identidade de quem protestava no país. O uso foi banido pelo aquecimento excessivo da carcaça, que acabava machucando as mãos dos usuários.

Câmera em forma de pistola era usada por policiais japoneses nos anos 50 (Foto: Divulgação)

Em forma de binóculos

Outro objeto de colecionador é a Binocular Spy Camera, da Nicca Nicon. Disponível somente em grandes leilões de antiguidades, a câmera em formato de binóculos possui filme de 35 mm, motor de relógio e lentes que dão zoom de até 50 vezes. Ideal para fotografar longas distâncias sem levantar suspeitas.

Câmera em formato de binóculos permite fotografar a longas distâncias (Foto: Divulgação)

Em forma de estilingue

Mais moderna, a câmera Sling Shot foi criada pela agência Yanko Design para “capturar de volta a fotografia natural”. Para isso, ela captura imagens no momento em que a pessoa fotografada vira alvo de um estilingue, algo capaz de gerar variadas expressões corporais. Basta esticar o elástico para assustar alguém e fotografá-la no mesmo instante. Ela dobra para ser guardada no bolso mais facilmente e traz flash e entrada USB para transferir fotos para o PC.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Sling Shot tira foto de alvo de estilingue (Foto: Divulgação)

Em forma de lata

Um conceito criado pelo fotógrafo e artista Chris Keeney, a SPAMera é uma câmera feita com lata, que se baseia no princípio da câmara escura para gerar imagens por meio da luz que entra pelo pequeno orifício. Isso inclui abrir a lata, pintá-la de preto por dentro e fazer o buraco para a luz passar. A grande sacada do projeto está no controle do filme, que pode ser ajustado com parafuso para ser usado continuamente, sem precisar abrir a lata a cada foto.

SPAMera é câmera de lata que reaproveita filme (Foto: Divulgação)

Em forma de coração

... p>

Criada por Wayne Martin Belger para uma sessão de fotos com grávidas, a Heart Camera tenta imitar um coração de verdade, trazendo sua própria bomba sanguínea e partes de crânio humano de 150 anos. Outros materiais “curiosos” utilizados pelo artista incluem chifre de veado, marfim e ouro. A parte externa é feita de alumínio, titânio e acrílico.

Heart Camera imita coração humano, com direito a sangue de verdade (Foto: Divulgação)

Qual é a melhor câmera de ação concorrente da GoPro? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo