Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020

O Zenfone 5 é um smartphone intermediário da Asus que oferece bom desempenho graças ao seu processador eficiente e aos 2 GB de memória RAM. Apesar de ter um hardware competente, é possível que o aparelho apresente lentidão com o passar do tempo.

Zenfone 5: saiba tudo sobre o smartphone antes de comprar

Porém, alguns ajustes simples, como desabilitar as animações e desinstalar os aplicativos desnecessários, podem melhorar a performance do celular. Confira abaixo dicas para deixar o seu Zenfone 5 mais rápido.

Confira as sete dicas para deixar o Zenfone 5 mais rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1. Remova e desative aplicativos desnecessários

Ter muitos aplicativos instalados no Android pode consumir bastante o armazenamento interno do celular, ocasionando em lentidão. Para evitar esse problema, analise os apps que você mais usa e desinstale os desnecessários. O próprio Zenfone 5 possui uma série de aplicativos pré-instalados que podem ser desativados.

Desinstale apps que não usa mais para liberar espaço (Foto: Reprodução)


Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Para desinstalá-los, acesse as configurações do Android, deslize a tela até o item “Aplicativos”, selecione o app que deseja apagar e confirme em “Desinstalar” ou “Desativar”;

2. Limpe o cache

Conforme os aplicativos são instalados, dados temporários são armazenados no cache e ocupam espaço sem que o usuário perceba. Fazer uma limpeza frequente destes registros ajuda a liberar memória e melhorar o desempenho geral do celular. O app CCleaner tem um recurso que ajuda nessa tarefa. A funcionalidade é gratuita e simples de usar: basta fazer a análise e depois selecionar o que deseja excluir do cache. O espaço poupado é exibido logo após o processo.

CCleaner auxilia a limpeza de cache no seu Android (Foto: Reprodução)

Também é possível limpar os dados manualmente. Para isso, é preciso acessar as configurações do Android, navegar até o item “Aplicativos”, selecionar o app desejado e então apertar em “Limpar Cache”. Esse método, no entanto, é muito mais trabalhoso.

3. Limpe a memória e coloque um cartão de memória

Fotos, vídeos, músicas e outros conteúdos também ocupam bastante armazenamento do celular. Fazer uma limpeza regularmente ajuda a manter o bom desempenho. Verifique os itens salvos em pastas internas e apague o que não precisa mais. O Zenfone 5 conta com um Gerenciador de Arquivos nativo que ajuda nesta tarefa.

... "> Gerenciador próprio do Zenfone 5 tem navegação intuitiva. (Foto: Reprodução)

Utilizar serviços de armazenamento na nuvem, como o Dropbox ou Google Drive, ajuda a poupar espaço e manter os seus arquivos acessíveis mesmo depois de apagá-los do smartphone.

Outra alternativa é utilizar um cartão externo microSD. Assim, fotos, gravações e outros arquivos podem ser salvos diretamente nele, liberando o espaço do Android para os aplicativos.

4. Limpe a memória RAM

O Zenfone 5 possui uma ferramenta nativa de limpeza de memória RAM. Ela fecha os aplicativos que estão em segundo plano e libera o recurso para as atividades do momento. Para acessar a função, basta ir até a barra de notificações, acessar o menu de ações rápidas e depois selecionar a opção “Aumentar”.

Atalho ainda exibe a quantidade de memória RAM disponível e sugere “Limpeza” quando está laranja. (Foto: Reprodução)

Novo Moto G ou ZenFone 5? Qual devo comprar? Descubra no Fórum do TechTudo

5. Desative as animações do sistema

O Android exibe diversas animações ao abrir janelas, apps, transição de telas, entre outros. Esteticamente é agradável, mas os recursos visuais podem deixar o celular mais lento, já que aumentam o esforço da GPU. Desativar as animações é uma alternativa para melhorar consideravelmente a performance do smartphone, sem precisar resetá-lo.

Desativando animações para deixar o Android mais rápido (Foto: Reprodução)

Para isso, acesse as configurações e ative o modo de desenvolvedor no Android. Depois, estarão listadas as animações com a velocidade de execução: desative as que preferir e confira o resultado.

6. Atualize o sistema

As atualizações do Android trazem mais do que novidades no design e nas funcionalidades. Os updates costumam corrigir bugs, melhorar a segurança e podem também otimizar a performance do smartphone. Para verificar se há novas versões do sistema no seu celular, acesse as configurações, vá até a opção “Atualizações do sistema” e selecione “Verificar Atualização”.

Verificando se há atualizações de sistema no Zenfone 5. (Foto: Reprodução)

É recomendável pesquisar a experiência que outros usuários estão tendo com a nova versão do sistema operacional, pois é possível que um update piore a performance do dispositivo, caso os desenvolvedores não tenham observado uma falha, por exemplo. Usar o Fórum do TechTudo pode ajudar a descobrir se vale a pena obter a última versão do software.

7. Restaure os padrões de fábrica

Quando o celular está muito lento ou travando frequentemente, a melhor solução é restaurar os padrões de fábrica. Antes de resetar o smartphone, é importante fazer um backup de todos os arquivos, contatos e outros dados importantes. Para isso, acesse as configurações do Android e role a tela até “Fazer backup e redefinir”. Depois é só seguir os passos deste tutorial.

Restaurando configurações de fábrica do Zenfone 5 (Foto: Reprodução)

Pronto. Com essas dicas o seu Zenfone 5 ficará mais leve e rápido.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo