O Nexus 5 e outros telefones da linha Nexus rodam a versão pura do Android, além de funcionar como uma vitrine para as novas versões do sistema. Além disso, eles são os smartphones mais indicados para quem gosta de personalização, pois têm total aval do Google para receber modificações profundas. É possível modificar o sistema para se adequar às suas necessidades, obter atualizações rapidamente ou até substituir o Android por versões alternativas.

Leia nesta matéria especial cinco dicas para aproveitar ao máximo o seu Nexus e liberar todo o potencial do celular.

Veja cinco dicas para tirar todo proveito de um Nexus (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Desbloqueio de bootloader 

bootloader é uma camada de software primordial de qualquer smartphone, responsável por dar o boot no Android. Normalmente ele vem bloqueado no celular para impedir que o sistema seja modificado. Em dispositivos como o Nexus 5, entretanto, o desbloqueio é simples de ser feito mesmo por usuários iniciantes. Com o bootloader destravado o sistema fica livre das amarras impostas pelo Google e pode ser alterado ou substituído. Esse é, por exemplo, o primeiro passo necessário para a obtenção do desejado acesso root.

Instalação da imagem de fábrica 

Baixe atualizações assim que elas são liberadas (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Atualizações do Android são sempre bem-vindas, mas podem demorar a chegar, mesmo em um Nexus. Nesses casos, donos de celulares com Android puro podem se antecipar às operadoras e obter updates diretamente do site de desenvolvedores do Google – é lá que o gigante das buscas libera os instaladores originais de toda a família Nexus.

Para usá-los, basta ter o bootloader desbloqueado e estar disposto a fazer uma aplicação limpa do sistema no aparelho. Além disso, é possível usar imagens de sistemas Beta para testar os novos recursos do Android Marshmallow antes de todo mundo, por exemplo.

Instalação de ROMs alternativas 

Instale ROMs alternativas com melhor desempenho para jogos (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O caráter open source do Android combinado com um bootloader desbloqueado favorece a instalação de sistemas operacionais alternativos, chamados de ROMs. Eles adicionam ao sistema algumas funcionalidades úteis, como as multijanelas presentes em celulares da Samsung, e permitem atualizar aparelhos antigos. A ROM mais famosa é a  CyanogenMod, amplamente suportada pela família Nexus. Por meio dela, um Nexus 4 ou Galaxy X poderão rodar o Android Marshmallow, por exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Acesso root 

Faça root no aparelho para usar apps como o Tasker (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Há uma série de aparelhos que podem ganhar acesso root, mas nenhum tão facilmente quanto um Nexus. Usando ferramentas simples como o CF-Auto-Root em um Nexus 5, é possível desbloquear todo o poder do Android e explorar o potencial de apps como o Tasker, que automatiza qualquer função do smartphone; ou o Titanium Backup, que salva todos os arquivos e dados do aparelho, até mesmo o progresso de jogos. Veja como fazer root no Nexus 5.

Personalização com Xposed 

Personalize o sistema e melhore o desempenho d
... a câmera com módulos do Xposed (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Entre as modificações proporcionadas pelo root está a adição do framework Xposed, que, por si só, já justifica o desbloqueio do Android. Feito para funcionar em uma seleção pequena de celulares, entre eles o Nexus 5, o software inclui no Android puro algumas modificações profundas, e dispensa a substituição do sistema por outra ROM.

Qual é o melhor, Nexus 4 ou Galaxy S3? Comente no Fórum do TechTudo.

É possível mudar a aparência das teclas de navegação, otimizar o funcionamento de apps de economia de bateriabloquear anúncios e muito mais, sem a preocupação de deixar de receber atualizações diretamente do Google.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo