Os canais no YouTube têm se tornado cada vez mais populares. Com isso, as transmissões do YouTube ao vivo ganharam fôlego, acompanhando a tendência de aplicativos como o Periscope, do microblog Twitter

YouTube Red: Como funciona a versão paga

O recurso permite divulgar ideias, produtos, estilos de vida ou qualquer outro conteúdo para divertir espectadores em tempo real, além de criar novas formas de interatividade entre transmissor e público.

Criar uma transmissão ao vivo no YouTube não é difícil, e pode ser feito por qualquer dono de canal. 

Veja como fazer transmissão ao vivo pelo YouTube (Foto: Divulgação/YouTube)

1) Criando uma transmissão ao vivo

Antes de tudo, para realizar transmissão ao vivo no YouTube, é preciso baixar e instalar um codificador de áudio e vídeo no seu computador. Os programas são responsáveis por codificar arquivos de mídia, compactando o formato original e descompactando na hora da reprodução. No caso das transmissões ao vivo no YouTube, os codificadores são responsáveis por comprimir os vídeos no formato ideal.

Selecione seu codificador (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

O codificador utilizado vai depender das necessidades, e pode ser um dos quatro programas verificados pelo YouTube: XSplit Broadcaster e XSplit Gamecaster, Game Capture HD60 e Wirecast .

Mas, o que eles fazem? Os programas podem capturar conteúdo da área de trabalho (desktop), câmera e microfone. Depois de baixar e instalar o software de sua preferência, será necessário configurar o mesmo para poder, então, realizar as transmissões ao vivo.

Quando tudo estiver pronto, você poderá finalmente conectar o codificador à sua conta no YouTube para realizar uma transmissão ao vivo. São duas possibilidades: “Transmitir Agora”, mais rápida e com menos possibilidades de configuração, e “Eventos”, que podem ser testados antes de ir ao ar (online).

Selecione “Custom RTMP” (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

2) Tipos de transmissão

2.1 Transmitir Agora

Se você optar por usar a opção “Transmitir Agora”, basta começar a enviar o conteúdo que o YouTube irá detectar automaticamente o frame e a resolução da

... sua transmissão para iniciá-la. Depois, quando estiver ao vivo, a plataforma irá reduzir a transmissão para resoluções mais baixas para que mais espectadores possam acompanhar seus vídeos em celulares e tablets, sem qualquer problema.

2.2 Eventos

Se você preferir fazer as coisas com mais calma, pode optar por criar um evento programado. Em “Eventos”, você tem mais liberdade de edição e opções de configuração para seu stream em tempo real, além de poder definir o horário de início com antecedência, ativar um stream de backup e até criar vários streams para serem transmitidos simultaneamente.

Clique em “Visualizar” (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Além de mais opções de configuração, a aba “Eventos” também permite ao usuário testar a transmissão antes de dar início a ela. Dessa forma, o usuário consegue visualizar antes dos espectadores como está a qualidade do vídeo, ajustando até chegar ao melhor resultado possível para o público. 

3) Durante a transmissão

Quando a transmissão ao vivo já estiver disponível para o público, você pode adicionar mais formas de interagir com seus espectadores, ativando o bate-papo e criando cartões, por exemplo. Você ainda pode conferir as métricas da sua transmissão ao vivo no YouTube em tempo real, na tela do seu PC.

Clique no ícone da roda dentada (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

3.1 Bate-papo no YouTube

O bate-papo é ativado por padrão nas transmissões em tempo real, e desativado ao final do evento, quando os comentários passam a aparecer abaixo do player. Ele garante mais interatividade entre o público do stream, com comentários visíveis para todos e a conversa ao lado do player, com transmissor e moderador identificados por ícones especiais para facilitar o reconhecimento. Porém, se você preferir, pode optar por desativar o recurso antes ou durante o evento, para focar no vídeo.

3.2 Cartões no YouTube

Outra forma de aumentar a interatividade com o público nas transmissões em tempo real, é adicionado cartões ao seu evento. Eles aparecem na tela para redirecionar o espectador para um URL específico de outro canal, site ou playlist, mostrando imagens e títulos personalizados, por exemplo. Com a ferramenta, o transmissor também pode promover seu próprio canal, vincular um link para um patrocinador ou divulgar sites, canais e demais vídeos que seja do interesse de seu público.

Clique em “Cards” e, depois, em “Adicionar card” (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Os cartões podem ser ativadoa a qualquer momento, e não há limite de cartões a serem criados por transmissão. Para adicionar, o usuário certamente não terá qualquer problema, já que é muito simples e rápido de fazer.

3.3 YouTube Analytics

Além de aumentar a interatividade com o público, você também pode acompanhar as métricas da sua transmissão na aba YouTube Analytics, após o evento ou até mesmo simultaneamente, dependendo do tipo de sua stream ao vivo. Dessa forma, o transmissor pode acompanhar em tempo real a quantidade de pessoas e número de comentários em seus vídeos, por exemplo.

Em “Visão Geral”, você tem acesso a diversas informações detalhadas (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Além de mostrar apenas números e dados gerias, o Analytics faz uma análise detalhada das métricas da sua transmissão, mostrando, por exemplo, dados como sexo e localidade dos espectadores, bem como informações sobre envolvimento e desempenho. Todos os dados são coletados e disponibilizados para download de 48 a 72 horas após o final da transmissão. 

4) Interrompendo a transmissão

A forma como você irá interromper sua transmissão ao vivo depende de qual opção de transmissão você utilizou. Caso tenha optado por utilizar a aba “Transmitir ao vivo”, ativando o stream através apenas do codificador, basta abrir o software e finalizar o evento ao vivo no mesmo campo em que ele foi iniciado. Assim como o recebimento do conteúdo é detectado automaticamente, o fim da transmissão também é.

Clique em “Interromper transmissão” (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Já no caso dos eventos programados, tanto o início quanto o fim da transmissão podem ser feitos manualmente pelo YouTube. No começo, será preciso configurar seu codificador para aquela transmissão ao vivo com as informações fornecidas pela plataforma. Na hora que desejar interromper a transmissão, basta clicar em “Interromper transmissão” na tela do YouTube, sem precisar abrir o codificador.

5) Após a transmissão

Ao terminar seu evento em tempo real no YouTube, não se preocupe em publicar o conteúdo da transmissão em seu canal, pois isso é feito automaticamente ao término do evento. Ainda assim, você pode editar o arquivo gerado, editando informações, configurações e até podendo optar por melhorar a qualidade do vídeo para os espectadores do seu canal.

Clique em “Privado” e depois confirme em “Salvar alterações” (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Para transmissões realizadas através da aba “Transmitir agora”, um único arquivo público de até 12 horas é gerado automaticamente, enquanto streams feitos por “Eventos” geram arquivos públicos de até oito horas de duração.

Transmissões que ultrapassem esse tempo não são capturadas e, portanto, não serão disponibilizadas no canal - fique atento ao relógio. Você também pode optar por tornar o stream privado, sem que mais ninguém possa ter acesso. 

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.  



>>> Veja o artigo completo no TechTudo