O Steam Controller é a resposta definitiva aos acessórios para PC da Valve, produtora do Steam e também montadora do aparelho. Apesar de a maioria dos jogos ser compatível com joysticks padrão, a empresa viu a necessidade de criar algo mais adequado para sua própria plataforma. Conheça mais desta novidade, que já está disponível nas lojas americanas, porém sem previsão para chegada no Brasil:

Steam ou Origin? Descubra qual é a melhor plataforma de jogos para PC

O que é Steam Controller

O mecanismo nada mais é do que um controle padrão para jogos disponíveis para download no Steam. Praticamente qualquer título da plataforma é também compatível com o acessório, seja no Windows, Mac ou Linux.

Visão geral do Steam Controller (Foto: Divulgação/Valve)

Muitos jogadores sabem que o controle do Xbox 360 e também o do Xbox One funcionam bem em jogos do Steam. Porém, eles são compatíveis apenas com Windows e, para fazer funcionar em outras plataformas, é preciso instalar um tipo de “gambiarra”. O Steam Controller elimina esse problema e facilita o acesso.

Como foi feito

A Valve recentemente liberou um vídeo da produção do Stem Controller, como ele foi montado e concebido. As imagens mostram todo o processo de desenvolvimento do aparelho dentro da fábrica.

O processo de produção vai desde a criação de peças avulsas, passando pela montagem geral e também pelos testes finais, para saber se há algum problema com os botões, até o embalo para envio aos consumidores.

Trackpads no lugar de direcionais

O Steam Controller conta com uma alavanca analógica, mas apresenta trackpads duplos no lugar de direcionais e outros botões adicionados. Os sensores de toque facilitam a acessibilidade e são sensíveis, sem que seja necessário acionar muitos comandos para jogar.

O trackpad do Steam Controller em detalhe (Foto: Reprodução/ArsTechinica)

O mais interessante é que os trackpads também fazem as vezes de mouse para navegar no menu do Steam. Além disso, eles são adaptáveis a qualquer tipo de jogo: podem ser um direcional em game de aventura 3D ou funcionar como volante em jogos de carro.

Personalização para cada jogo

O Steam Controller permite ao jogador personalizar a experiência para cada jogo. É possível configurar e salvar perfis diversos na memória do computador e em comunicação direta com o joystick, para ser usado quando bem entender.

Personalização do Steam Controller é alta (Foto: Divulgação/Valve)

Há diversas possibilidades de configuração e o melhor é que isso pode ser compartilhado online na própria plataforma e, em seguida, utilizado por outros usuários da rede da Valve, sem qualquer custo ou trabalho extra.

Qualquer tipo de jogo

A versatilidade do Steam Controller é tão grande que o acessório pode ser usado pra jogar qualquer tipo de game disponível na plataforma, e não apenas os compatíveis com joysticks padrão.

Praticamente qualquer tipo de jogo é compatível com o Steam Controller (Foto: Divulgação/Valve)

Graças aos trackpads e a alguns ajustes de configuração, é possível usar o controle para, por exemplo, jogar games de estratégia em tempo real – algo normalmente jogado apenas com a combinação de mouse e teclado.

Com pilhas

Conforme os controles mais modernos atualmente, a Valve optou por utilizar pilhas no Steam Controller. Há uma entrada USB para recarregar pilhas recarregáveis, mas o modo mais prático ainda é tirar a tampa e trocá-las por outras novas.

Compartimento de pilhas no S
... team Controller (Foto: Divulgação/Valve)

Onde comprar

O Steam Controller é vendido, por enquanto, apenas nos Estados Unidos. Ele custa US$ 50 nas principais lojas, como a Amazon, o que em conversão direta é pouco mais de R$ 190, com a cotação atual do dólar, sem contar os impostos.

Steam Controller na Amazon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

É possível importar o acessório por tais lojas ou comprar em revendedores que trazem de fora do país, por um preço possivelmente mais elevado. Por enquanto, a Valve não demonstrou planos de disponibilizar o aparelho oficialmente no Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo