iPhone travando é uma realidade na vida de muita gente. Em parte dos casos, isso se deve à pouca memória RAM presente no smartphone da Apple – e também no iPod Touch e no iPad. Para contornar a lentidão depois de abrir muitos aplicativos, uma opção interessante é realizar o procedimento descrito neste tutorial: ele mantém os apps abertos, mas “zera” o seu conteúdo, o que na prática faz com que mais memória fique livre para uso.

Como desativar os efeitos visuais no iOS e deixar o iPhone mais rápido?

Vale lembrar que o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus, com lançamento em novembro deste ano no Brasil, ganharam o dobro de memória: a RAM pulou para 2 GB. Com isso, a lentidão e o travamento tendem a ser menores nos dispositivos mais recentes.

Aprenda a apagar a memória RAM para deixar o iPhone mais rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


A maneira mais comum é por reiniciar o aparelho. Porém, esse processo é um pouco demorado. Uma outra solução é usar programas que, supostamente, limpam a memória do dispositivo. Entretanto, tais aplicativos não têm a eficácia comprovada.

Mas existe um truque, no próprio aparelho, que promete limpar a memória RAM do iPhone ou iPad em cerca de 10 segundos. Em nossos testes, constatamos que a dica realmente funciona, deixando o aparelho mais rápido e fluído quase que instantaneamente. Porém, vale ressaltar que o procedimento é mais eficaz em dispositivos antigos, visto que eles contam com uma quantidade menor de memória. Veja abaixo como colocar em prática a dica:

Passo 1. Desbloqueie o seu iPhone ou iPad;

Desbloqueando o iPad (Foto: Reprodução)

Passo 2. Aperte e segure o botão “Power” até aparecer a tela de deslizar para desligar;

Aperte o botão "Power" até aparecer a tela de desligar (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)


Passo 3. Quando a opção aparecer na tela, solte o botão “Power” e pressione o botão “Home” por cerca de 10 segundos, até aparecer a tela de aplicativos.

Depois aperte o botão Home até aparec
... er a tela de aplicativos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Pronto. Esse truque simples limpou a memória RAM do seu iPad ou iPhone. Vale lembrar que os efeitos serão sentidos mais com aparelhos antigos e se estiverem com muitos apps em execução.

E se o seu iPhone já chegou num ponto em que nada mais dá jeito, outra opção é formatar o smartphone, para recomeçar do zero o uso dele. Por fim, para donos de iPhones muito antigos, outra opção pode ser atualizar para o modelo mais recente. Assista abaixo ao vídeo com tudo o que você precisa saber sobre o iPhone 6S em 90 segundos.

Comprar o iPhone 6S ou esperar pelo iPhone 7? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo